Mercosul assina acordo para fim do roaming internacional entre os países do bloco

18 julho, 2019


Medida ainda deve ser aprovada pelo parlamento de cada nação

Fonte-PLanalto Portal da Presidência da República do Brasil.
Publicado-no dia 17/07/2019.
Video no You Tube no Canal de Videos do Planalto-Fim do roaming internacional no Mercosul.
Publicado-no dia 17/07/2019.

Durante 54ª Cúpula do Mercosul, foi assinado acordo para eliminação da cobrança de roaming nos países do bloco – Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. “Temos aí um exemplo da diferença para melhor que o Mercosul pode fazer no cotidiano do cidadão, eliminando dificuldades e burocracias”, disse o presidente da República, Jair Bolsonaro.

A iniciativa beneficiará o viajante que não terá de comprar um chip local para fazer ligações ou usar a internet móvel, como explicou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler. “Significa que ele não precisará adquirir um novo ‘SIM Card’ quando chegar nestes países ou incorrer em altos custos, altos encargos de roaming que são cobrados em razão deste consumidor estar fora da área de prestação de serviço”.

Para entrar em vigor, a medida deverá ser aprovada pelos parlamentos de cada país. “Isso é importante porque, para além da legitimidade do Executivo, traz também a legitimidade do parlamento que confere ainda maior compromisso do Estado brasileiro com essa questão e também dos outros países”, disse Euler.

Anuncie